

SAÚDE MENTAL NAS EMPRESAS
Desde 2014, com a criação da Campanha JANEIRO BRANCO, idealizada para promover e conscientizar a população sobre Saúde Mental, seguido pela Política Nacional de Prevenção ao Suicídio de 2017 e as Novas Diretrizes da Organização Mundial da Saúde e Organização Mundial do Trabalho de 2022, novas recomendações para enfrentar o aumento das doenças relacionadas à saúde mental no trabalho vem tornando o assunto uma questão de SAÚDE PÚBLICA. Ficando claro e evidente os impactos do estresse e da ansiedade na saúde física e mental dos trabalhadores do Brasil e do mundo.
Para enfrentar os desafioS, LEIS E ATUALIZAÇÕES FORAM INSTITUIDAS
Lei do certificado de EMPRESA PROMOTORA de SAÚDE MENTAL: Lei nº14.831 - RECONHECIMENTO NACIONAL PARA EMPRESAS QUE IMPLEMENTAM POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR EMOCIONAL
ATUALIZAÇÃO DA NR-01: BASE DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NO BRASIL. ESTABELECE REGRAS GERAIS PARA QUE TODAS AS EMPRESAS GARANTAM UM AMBIENTE DE TRABALHO SEGURO E SAUDÁVEL PARA SEUS FUNCIONÁRIOS.
O QUE SIGNIFICA A ATUALIZAÇÃO DA NR-01
Com a atualização, a NR-01 se torna mais abrangente ao exigir que os riscos psicossociais, que incluem fatores como estresse no trabalho, assédio moral, sobrecarga e burnout, sejam gerenciados com o mesmo rigor aplicado aos riscos físicos e químicos.
A gestão dos riscos psicossociais passa a ser parte integrante do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) das empresas. Isso significa que, a partir de agora, fatores que afetam a saúde mental dos trabalhadores não podem ser ignorados nos relatórios e avaliações de segurança e saúde no trabalho.






